Frequently Asked Question

Dúvidas Frequentes - IMOBSALE
Last Updated 8 years ago

#1. NÃO ESTÁ PROCESSANDO O ARQUIVO DE INTEGRAÇÃO

- adminou o arquivo “vr_ofertas.xml” (para o Viva Real), está na pasta ModelosContratos¸ na pasta Cadimo que se encontra no servidor.

#2. COMO FAÇO PRA SABER O NOME DO SERVIDOR?

- Caso você não tenha noções de informatica uma boa dica é saber se está acessando ao sistema ImobSale, ir em “Sistema -> Parâmetros -> Pastas”, onde estará indicando qual é o servidor do ImobSale. Caso não esteja acessando ao sistema, informe-se com o responsável pelos computadores da sua empresa.

#3. COMO INSTALAR O SISTEMA EM UMA MÁQUINA ESTAÇÃO QUE FOI FORMATADA?

- Nesse caso, você terá que verificar no manual de instalação do ImobSale. O manual lhe mostrará a instalação passo a passo.

#4. COMO APAGAR IMÓVEIS DO ARQUIVO DE INTEGRAÇÃO?

- Para retirar um imóvel do Viva Real e/ou do ImóvelWeb, basta não incluí-lo na pesquisa. Pois os imóveis que são enviados para o arquivo de integração, são todos aqueles que estão aparecendo na consulta.

#5. POR QUE A CARACTERÍSTICA DA ÁRVORE NÃO ESTA SENDO CRIADA NO LOCAL CORRETO?

- Para se adicionar uma característica na árvore de imóveis, é necessário que o tipo do imóvel esteja selecionado. Para se criar um novo de tipo de imóvel, você irá em “Imóveis -> Configuração geral de Tipos de imóveis e características”, na parte em branco da tela ’Configuração de Tipos de imóveis / Características, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Tipos de imóvel -> Adicionar tipo de imóvel”.

Preencha o campo ‘Descrição em português’, coloque o nome do tipo de imóvel que você deseja criar, o campo ‘Descrição abreviada’, coloque uma abreviatura para o tipo de imóvel que você acabou de criar, e o campo ‘Ícone representativo’, clique no ícone verde ao lado.

Ao clicar no ícone verde, irá abrir uma tela, nessa tela você irá selecionar a pasta Bitmaps, na pasta Imobsale no servidor. Nessa pasta irá conter várias imagens, escolha a que mais se adéqua ao tipo de imóvel criado por você.

#6. COMO POSSO VER AS CARACTERÍSTICAS DE EMPREENDIMENTOS CONSULTADOS?

- Selecionando o empreendimento que você deseja, “Imóveis -> Empreendimentos -> Consulta / Cadastro”. Ao consultá-lo, você irá clicar em Editar . Clique no botão ‘Próximo’, até chegar à tela Classes do Empreendimento. Nessa tela, terá todos os empreendimentos cadastrados e suas devidas características.

#7. COMO IMPRIMIR UMA FICHA COMPLETA DO IMÓVEL?

- Consulte o imóvel(is) que você deseja imprimir a ficha, clique em Imprimir , e selecione a opção Ficha do(s) imóvel(is) Completa(s). Observe quê, os imóveis que estiverem na tela de consulta, serão impressos. 

#8. COMO ATUALIZAR A VERSÃO DO IMOBSALE?

- Entre no nosso site (www.imobsoft.com.br), na parte superior do site, tem os campos CPF/ CPNJ e Senha. Você irá colocar o CNPJ da empresa, ou o CPF do titular do ImobSale. Para saber qual dos dois (CNPJ ou CPF), colocar no deferido campo, vá em “Sistema -> Parâmetros”, os números que estão no campo CGC, você irá colocá-lo no campo do site. A Senha requisitada no nosso site, você irá obtê-la conosco. Entre em contato com o nosso financeiro e solicite a senha. Ao efetuar o login no site, clique em imobsale.exe, para efetuar o download do novo executável.

Após o download ser concluído, descompacte o arquivo, vá na pasta Imobsale no servidor e localize o arquivo ‘imobsale’ (em alguns casos, o nome do arquivo pode ser ‘imobsale.exe’), selecione-o e renomeei o arquivo para: ‘imobsale_data_do_dia’ (no caso do ‘imobsale.exe’, você irá renomeá-lo para ‘imobsale_data_do_dia.exe’).

Após ter renomeado o arquivo ‘imobsale’ na pasta do servidor, localize o arquivo que você baixou do site e o descompactou, selecione-o e coloque-o dentro da pasta do servidor. Feito isso, inicie o ImobSale, no sistema irá aparecer uma mensagem, informando quê a versão do sistema difere à do banco de dados. Clique em OK, e efetue o login normalmente.

Ao efetuar o login, irá aparecer à mensagem, Erro carregando usuário, clique em OK e o sistema irá liberar o acesso. 

Agora vá em “Sistema -> Atualização de Versão -> Executar atualização’, no campo ‘ler arquivo’, clique em Consultar , selecione o arquivo que você irá encontrar no site da Imobsoft na área cliente, no mesmo local onde você baixou o executável do imobsale. Atente-se nas versões, os valores que estão nos campos ‘Versão anterior’e ‘Versão atual’, precisam ser os mesmos, para a atualização prosseguir.

#9. ESTÁ DANDO ERRO QUANDO TENTO INSTALAR O IMOBSALE EM UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO

- No erro: Error 1308, basta clicar na opção Ignore, que a instalação irá prosseguir. Para mais informações, veja o Manual de Instalação do ImobSale.

#10. POSSO EXCLUIR UMA DAS CARACTERÍSTICAS PADRÕES DO SISTEMA?

- Não. Você só poderá excluir aquelas características no qual você criou onde também não tiver nenhum cadastro de imóvel sendo utilizando a característica já criada.

#11.COMO FAÇO PRA IMPRIMIR OS DETALHES DE UM IMÓVEL ATRAVÉS DA JANELA DE CONSULTA DE IMOVEIS.

- Primeiramente pesquise o(s) imóvel(is) quê no qual você deseja efetuar a impressão (‘Imóveis -> Imóveis -> Consulta de Imóveis ), quando a pesquisa estiver concluída, clique em Imprimir e selecione a opção ‘Ficha do(s) imóvel(is)’ e no lado direito da tela, selecione a opção ‘Mostrar características c/ valores preenchido’.

#12. COMO CRIAR UM CONTRATO DE VENDA PARA UM IMÓVEL COM BALÕES NA FORMA DE PAGAMENTO?

- Na tela Plano de Pagamento, você irá preencher como um plano de parcelas normal. No campo Sigla, coloque como “balão” para ser identificado. Os outros campos serão preenchidos normais, de acordo com os valores e parcelas abordados do balão.

#13. COMO CONTROLAR CENTROS DE CUSTOS NO SISTEMA

- Clique em ‘Financeiro -> Centro de Resultado’, o sistema irá mostrar todo(s) o(s) centro(s) cadastrado(s), caso não tenha nenhum centro cadastrado, clique no botão Novo e crie um novo centro. Você pode tirar dois tipos de extrato, o ‘Extrato de Movimentação’ e o ‘Extrato de Movimentação por Grupos de Contas’ . Você pode escolher o que melhor se adéqua a sua consulta.

#14. DEPOIS DE ATUALIZADA A VERSÃO NO SERVIDOR, AS ESTAÇÕES NÃO ESTÃO ABRINDO!

- Verifique se o arquivo ‘vrimobsale.ini’ está configurado corretamente, ou seja, se está apontando para o servidor. Caso esteja configurado corretamente, verifique, no servidor,  se o banco de dados está ativo. Caso os dois casos citados acima, estejam funcionando corretamente, entre em contato com o Setor de Suporte da Imobsoft.

#15. COMO VENDER UM EMPREENDIMENTO?

- Pesquise o empreendimento quê no qual você quer efetuar a venda (‘Imóvel -> Empreendimentos -> Consulta / Cadastro’), clique em Editar  e clique em Próximo até chegar na tela ‘Unidades’.

Uma vez estando nessa tela, aparecerão todas as unidades do empreendimento, que por ventura foram cadastradas. Para efetuar a venda de alguma delas, primeiramente selecione a unidade na qual você irá efetuar a venda e clique em ‘Registrar ou visualizar venda da unidade selecionada’, preencha todos os campos e sem seguida clique em OK.

#16. NÃO ESTOU ENCONTRANDO AS FOTOS CADASTRADAS NO SISTEMA

- As fotos que por ventura foram cadastradas na tela Imagens do imóvel, no cadastramento do imóvel, estão armazenadas na pasta Fotos dentro da pasta ImobSale que se encontra no servidor. Caso a foto cadastrada não esteja dentro da pasta, no sistema exclua a foto e cadastre-a novamente. (Para excluir a foto, selecione-a e clique em Excluir )

#17. TENHO VÁRIOS EMPREENDIMENTOS CADASTRADOS E NENHUM APARECE NO IMÓVEL IDEAL

- Verifique se os parâmetros de buscas estão preenchidos corretamente. Os campos obrigatórios são: Tipo de imóvel, Localidade e Finalidade. Os campos opcionais são: Código Empreendimento e Nome do Empreendimento.

#18. ATUALIZO OS IMÓVEIS PARA O SITE, MAS OS MESMOS NÃO APARECEM

- Efetue a atualização novamente. Caso os imóveis continuem à não aparecer no site, no nosso site (www.imobsoft.com.br)  em Download¸ na opção Arquivos Úteis clique em ‘imobsaleweb.mdb’.

O arquivo encontra-se compactado, descompacte-o. Na pasta ImobSale no servidor, localize o mesmo a arquivo, após de localizá-lo o renomeei para ‘imobsaleweb_old.mdb’. Feito a renomeação do arquivo que se encontra no servidor, pegue o arquivo que você baixou e coloque-o no servidor na pasta ImobSale. Feito esse processo, feche o ImobSale e abra-o novamente e efetue mais uma vez o processo de atualização dos imóveis para o site.

#19. NÃO ESTÁ CONSEGUINDO CONECTAR O IMOBSALEWEB

- Verifique se o caminho do imobsaleweb está correto. Vá em ‘Sistema -> Parâmetros -> Pasta’, no campo ‘Pasta para o banco de dados da internet’, verifique se o caminho que está inserido é o seguinte: \\nome_do_servidor\imobsale. Se o for, substitua o arquivo imobsaleweb.mdb por outro. Você o irá encontrar no nosso site (www.imobsoft.com.br) na opção Arquivos Úteis.

#20. ESTOU TENTANDO CADASTRAR UM NOVO LOGRADOURO, MAS DÁ ERRO

- Verifique se todos os campos foram preenchidos corretamente. Ao preencher os campos: CEP, Número Inicial, Número Final, Bairro inicial e Bairro final clique em Incluir novo CEP na lista. Agora clique em OK. Você irá clicar em Gravar somente quando você for cadastrar dois ou mais Logradouros de uma vez só.

#21. COMO IMPRIMIR UM RELATÓRIO COM AS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DA BUSCA IDEAL

- Faça a busca normal na tela do Imóvel Ideal, após a busca ser concluída selecione o(s) imóvel(is) da consulta e clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Imprimir relatório simplificado c/ características.

#22. NO CAMPO OBSERVAÇÕES NO CADASTRO DE IMÓVEIS, QUANDO GRAVAMOS ALGUMA INFORMAÇÃO E DEPOIS TENTAMOS VISUALIZAR, NÃO ESTÁ GRAVADO.

- Ao inserir alguma informação no campo Observação, clique em Próximo até a tela Dados para divulgação Internet e então clique em Gravar e Sair.

#23. O MEU CÓDIGO DO IMÓVEL NÃO VAI INTERFERIR NO CÓDIGO DO IMÓVEL DAS OUTRAS IMOBILIÁRIAS NO ATO DA INTEGRAÇÃO?

- Não, pois tanto no Viva Real como no ImovelWeb, os imóveis são categorizados por imobiliária, localidade, logradouro, entre outros.

#24. COMO FAÇO PRA SABER QUAIS OS IMÓVEIS FORAM VENDIDOS PRA PODER EXCLUIR DO SISTEMA?

- Não é possível efetuar a exclusão de um imóvel após que o mesmo for vendido. Mesmo se as parcelas já estejam todas quitas. Os imóveis vendidos são mantidos dentro do sistema a nível de histórico.

#25. COMO FUNCIONA A ORDEM DOS IMOVEIS DENTRO DO SISTEMA?

- A criação dos códigos dos imóveis é em ordem crescente, ou seja, segue uma sequência interna do banco de dados. Se o número do código de imóveis, por ventura é maior do que o número de imóveis cadastrados no sistema, essa ocorrência se dá porque houve cadastramento de imóveis e os mesmos ou estão suspensos ou foram excluídos.

Caso necessite criar uma ordem de código de imóvel especial, você poderá está preenchendo em cada imóvel seu devido código e solicitar junto ao suporte técnico que faça uma modificação dentro dos parâmetros do sistema que seja considerado o código especial do imóvel ao invés do código do imóvel.

#26. O SISTEMA NÃO ESTÁ ENCONTRANDO AS FOTOS DOS IMÓVEIS

- Se as fotos já foram cadastradas uma vez e não se encontram dentro do sistema e nem na pasta Fotos, que por ventura se encontra na pasta Imobsale, efetue o cadastramento das fotos novamente, pois as mesmas foram excluídas.

#27. O QUE SIGNIFICA PARCEIRA EM CADASTRO DE IMÓVEIS?

- Significa que aquele determinado imóvel pertence à outra imobiliária, ou à outra construtora ou até mesmo a um corretor e a imobiliária está somente divulgando esse determinado imóvel. O imóvel que tem o campo Parceiro preenchido, não é possível efetuar a criação de um contrato de venda. Pois o próprio parceiro que tem que efetuar a venda.

#28. NO CADASTRO DE EMPREENDIMENTO QUANDO ESTOU DEFININDO UMA CLASSE E TENTO FINALIZAR E APRESENTADO UM ERRO IMPEDINDO DE CONTINUAR O CADASTRO.

- Verifique se todos os campos estão sendo preenchidos corretamente. O sistema não finalizará a criação de uma nova classe se todos os campos não tiverem sido devidamente preenchidos.

#29. COMO ENVIAR OS IMÓVEIS PARA O SITE?

- Consulte todos os imóveis que estão disponíveis para venda. Todos os imóveis que estão aparecendo na tela de consulta irão para o site. Após a consulta ser concluída, clique em Atualizar base de dados de imóveis para Internet , e logo em seguida clique em Atualizar.

Quando a atualização concluir, irá aparecer a seguinte mensagem: “Processamento executado com sucesso !!”, ao aparecer esse mensagem clique em OK  e em seguida em Fechar.

Após fechar a tela de Atualização de dados para a internet, vá em Sistemas -> FTP para provedor. Na tela FTP da base de dados web, clique em Conectar e logo em seguida em Iniciar FTP.

Ao concluir o processo, irá aparecer uma mensagem informando, ao aparecer essa mensagem, clique em OK e o processo de envio dos imóveis para o site estará concluído. É importante ressaltar quê, durante o envio dos imóveis para o site, ou seja, no momento do envio do FTP, o sistema ficará inoperante até o término do procedimento.

Por tanto, não será possível realizar nenhuma operação no programa. Caso queria utilizar o programa, ou espere o término do processo ou acesse o programa em outra estação.

#30. COMO FAÇO A ATUALIZAÇÃO DOS IMÓVEIS PARA O SITE DO VIVA REAL?

- Primeiramente você irá realizar o processo de envio dos imóveis para o site. Após o envio dos imóveis para o site estiver concluído, clique em Atualização do XML de Integração com o Viva Real . Na tela de Atualização de dados para o Viva Real, marque a caixa Limpar arquivo antes da geração, após marcar essa opção clique em Atualizar, espere a confirmação de que o processamento foi concluído, assim quando a mensagem aparecer na tela clique em OK, logo em seguida clique em Enviar Dados. Novamente espere a mensagem de confirmação e clique em OK e depois em Sair.

#31. COMO FAÇO A ATUALIZAÇÃO DOS IMÓVEIS PARA O SITE DO IMOVELWEB?

- Primeiramente você irá realizar o processo de envio dos imóveis para o site. Após o envio dos imóveis para o site estiver concluído, clique em Atualização do XML de Integração com o Imovelweb . Na tela de Atualização de dados para o Imovelweb, marque a caixa Limpar arquivo antes da geração, após marcar essa opção clique em Atualizar, espere a confirmação de que o processamento foi concluído, assim quando a mensagem aparecer na tela clique em OK, logo em seguida clique em Enviar Dados. Novamente espere a mensagem de confirmação e clique em OK e depois em Sair.

#32. COMO REALIZAR UMA TROCA DE CLIENTES EM UM CONTRATO DE VENDAS ATIVO?

- Selecione o contrato no qual você deseja realizar essa modificação, então clique em Alterar comprador do contrato. Na tela de Mudança de Inquilino de Contrato de Venda, informe quem será o novo comprador do contrato, depois de efetuado a mudança, clique em OK.

#33. COMO CADASTRO AS COTAÇÕES DE ÍNDICES?

- Abra a tela de Consulta de Cotação de Índices (Financeiro -> Cotação de Índices), no campo Índice, selecione o índice no qual você vai efetuar o cadastro. Após selecionado o índice, clique em Novo, na tela Cadastrar Cotações, preencha os campos Data e Cotação.

No campo data, coloque sempre o primeiro dia do mês que você está cadastrando o índice. Por exemplo, se você está cadastrando o índice do mês de Agosto, no campo Data você irá colocar “01/08/2014”. Já no campo Cotação, você irá cadastrar a porcentagem da cotação. Por exemplo, no site onde é informado as cotações de índices, está dessa forma “Ago/2014 | 1,0533 | 5,33% | de 08/2013 a  07/2014”, no campo Cotação você colocará “5,33”.  Após preencher os dois campos, clique em OK.

#34. COMO REALIZO UM ESTORNO DE PAGAMENTO?

- Primeiramente, você precisa do código de pagamento da conta na qual você quer estornar. Para fazer isso você precisa ir em “Financeiro -> Contar a pagar / receber”, consulte a conta na qual você irá realizar o estorno e clique em ‘Visualizar pagamento ref. a conta selecionada’ . Ao clicar nessa opção, irá aparecer uma tela informando as informações de quitação desta conta, o código do pagamento da conta se encontra no campo Cod. Pgto.. Na tela de Consulta de pagamentos efetuados (Financeiro -> Pagamentos/Recebimentos -> Consulta), você irá inserir no campo Nº Comp. Pgto o código do pagamento. Ao consultá-lo clique em ‘Detalhes do pagamento selecionado’  e logo em seguida clique em ‘Estorno’.  Irá aparecer uma tela informando se você tem certeza que deseja realizar o estorno, cliquem em Sim e logo em seguida em OK.

Please Wait!

Please wait... it will take a second!