Frequently Asked Question

Dúvidas Frequentes - CADIMO
Last Updated 8 years ago

#1 COMO IMPRIMIR RECIBOS DE CONTAS ATRASADAS?

Clique no menu Cobrança > Consulta de Recibo de Cobrança, marque a opção permitir impressão de recibos de inquilinos com contas em atraso da janela Consulta de Recibos.

#2 COMO FAZER VISTORIAS DOS IMÓVEIS?

Clique no menu Imóveis > Vistoria > Vistoriador / Proprietário / Inquilino. Abrirá a janela Consulta de Vistoria de Imóveis, clique no botão Novo e logo após preencha o formulário da janela Cadastro de Vistoria.

Avance tela por tela preenchendo os campos necessários e após a criação da Vistoria, selecione a vistoria criada e clique em aprovar.

#3 COMO MODIFICAR O PROPRIETÁRIO EM UM CONTRATO DE ADMINISTRAÇÃO

Primeiramente selecione o contrato no qual será modificado o proprietário, clique no botão Renegociar Contrato, será vinculado um novo contrato em situação Em Elaboração onde você irá seguir os passos:

Clique no menu Contratos > Contratos de Administração, abrirá a janela Consulta de Contratos de Administração, selecione o contrato que deseja fazer a alteração e clique no botão Editar, clique no botão Gravar até a janela Proprietários do Contrato, selecione o proprietário que deseja retirar do contrato e clique no botão Excluir, logo após clique no botão Pesquisa Proprietário para adicionar o novo proprietário e clique no botão Gravar e Sair.

CUIDADOS:

- Saber se a negociação feita ao proprietário antigo irá permanecer, para que não tenham várias renegociações.

DICA:

- Com a mudança de proprietário os repasses passarão a ter um novo titular de prestação de contas, deixando de ser creditado o antigo proprietário.

- Esse procedimento poderá ser feito mesmo se o imóvel estiver alugado, contudo exigirá que tenha o conhecimento no plano de renegociações, na duvida entre em contato com o suporte técnico.

 

#4 COMO CADASTRAR MODELOS DE CONTRATOS?

Clique no menu Contrato > Modelos de Contratos, abrirá a janela Consulta de Modelos de Contratos, clique no botão Novo, abrirá a janela Cadastro de Modelos de Contratos, preencha  o formulário de Inclusão e logo em seguida clique no botão Ok para confirmar a operação.

 

#5 COMO FAZER CONTRATO DE LOCAÇÃO SEM PRECISAR FAZER A VISTORIA

Deve-se dispensar a vistoria na aprovação do Contrato de Administração.

 

#6 COMO IMPRIMIR UMA LISTA DE IMOVEIS DISPONIVEIS

Clique no menu Imóveis > Imóveis, abrirá a janela Consulta de Imóveis, clique na guia por Situação, no campo Filtrar pela Situação do Imóvel marque apenas a opção Disponível p/aluguel, clique no botão Imprime listagem, abrirá a janela Opções do Relatório de Imóveis, marque a opções Simplificado - Modelo 1 no campo Tipo de Relatório, clique no botão Imprimir, abrirá a janela Relatório de Imóveis, clique no botão Print para concluir a operação.


#7 COMO MODIFICAR DADOS DE REAJUSTE SEM RENEGOCIAR O CONTRATO?

Clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato que deseja fazer a alteração de reajuste e clique no botão Alterar Reajuste, preencha o formulário corretamente e clique no botão Ok.

 

#8 COMO ESTORNAR UM RECEBIMENTO PAGAMENTO/RECEBIMENTO?

Clique no menu Financeiro > Pagamentos > Consulta de pagamentos efetuados, escolha um dos filtros e clique no botão Executa consulta, será listada todas as parcelas de pagamento e recebimento, selecione a que deseja realizar o estorno, clique no botão Estornar pagamento selecionado, abrirá a janela Estorno de pagamento clique no botão Estornar.

 

DICA: Tome cuidado na consulta para não estornar contas por engano, antes de estornar veja o código do pagamento correto e utilize o modo de impressão para saber se a conta realmente seja a correta.


#10 POSSO GERAR UM PRESTAÇÃO DE CONTAS ANTES DO DIA?

Pode, mas vale ressaltar, que a geração da PC depende da quitação do respectivo recibo.


#11 COMO FAZER PARA PC ATUAL NÃO CONSTE AS CONTAS DO MÊS ANTERIOR?

A Prestação de Contas do mês anterior deverá está na situação de Quitada ou Enviada.

 

Caso seja vinculado vários meses, será necessário efetuar o processamento de prestação de contas com data retroativa para que o acumulo de contas seja montado para o respectivo mês.

 

#12 COMO EFETUAR O PAGAMENTO DE UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Clique no menu Financeiro > Pagamentos > Baixa em carteira, abrirá a janela Pagamento em Carteira, escolha um filtro inserindo o número de prestação de contas, clique no botão Consultar, será mostrado o Resultado da Consulta de Contas, clique no botão Próximo, em Dados do Pagamento, preencha o campo Em dinheiro, para pagamento em espécie, para pagamento em cheque, clique no botão Novo, abrirá a janela Solicitação de Dados de cheque, preencha o formulário e clique no botão Ok , clique  no botão Efetuar Baixa.

 

Para imprimir o comprovante, escolha a quantidade de vias e clique no botão Imprimir.

Clique no botão Efetuar Nova Baixa, para efetuar um novo pagamento ou clique no botão Fechar para sair.

 

#13 COMO MODIFICAR O VALOR DO ALGUEL DE UM CONTRATO SEM REVERTER OU RENEGOCIAR?

Não! O valor do aluguel só poderá ser modificado através de uma Renegociação ou uma Reversão de Contrato de Locação.

Obs.: Esse tipo de alteração irá modificar a estrutura da negociação que mudar valores interferindo em repasses, isso é considerado como aditivo, terá que renegociar caso já tenha contas quitadas.


Na situação do contrato Em Elaboração ou em Proposta para alteração siga os passos:

Menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato que deseja fazer a alteração e clique no botão Editar, clique no botão Gravar até a janela Imóveis do Contrato, selecione o imóvel e clique no botão da coluna Valor (R$), abrirá a janela Alteração  de valor p/aluguel, preencha o campo Novo valor: R$, logo após clique no botão Confirma.

 

#14 TEM COMO ALTERAR O VENCIMENTO DE UM CONTRAO DE LOCAÇÃO SEM TER QUE RENEGOCIAR?

Não, a data de vencimento só poderá ser modificada através de uma Renegociação ou uma Reversão de Contrato de Locação.

 

Obs.: Esse tipo de alteração irá modificar a estrutura da negociação que mudar datas interferindo em repasses, isso é considerado como aditivo, terá que renegociar caso já tenha contas quitadas.


Na situação do contrato Em Elaboração ou em Proposta para alteração siga os passos:

Sim, clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato que deseja fazer a alteração e clique no botão Editar, abrirá a janela Assistente de Cadastro de contrato de Locação, clique no botão Gravar até o formulário Prazo de vencimento do Contrato, preencha o campo Data da 1º Parcela com data desejada, logo após clique no botão Gravar e Sair.

Na situação do contrato Ativo:

 

#16 O REAJUSTE É EFETUADO PELO SISTEMA OU TEMOS QUE FAZER MANUALMENTE?

O reajuste acontece de forma automática de acordo com a configuração dos parâmetros financeiro do contrato de locação.

 

DICA:

Será necessário cadastrar os índices mês a mês para que o sistema efetue a contagem de reajuste corretamente.

 

#18 POSSO MODIFICAR, TIRAR OU ACRESCENTAR MENSAGENS NO MEU BOLETO?

Sim, Caso o contrato esteja em Elaboração ou Proposta, Clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato que deseja fazer a alteração e clique no botão Editar, abrirá a janela Assistente de Cadastro de contrato de Locação, clique no botão Gravar até o formulário Inquilino(s) do Contrato, no campo Mensagens específicas para boletos do inquilino do contrato (máximo 03), realize o procedimento desejado.

 

Caso o contrato já esteja Ativo, selecione o Contrato de Locação desejado, clique no botão Alterar mensagens, abrirá a janela Alteração de Mensagens do Contrato, realize o procedimento desejado.

 

#19 O RECIBO DE COBRANÇA NÃO ESTÁ GERANDO A TAXA DE COBRANÇA BANCARIA.

Verifique se o sistema está configurado para efetuar a taxa de cobrança bancária no contrato de locação, siga os passos abaixo:

 

Clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato desejado e clique no botão Editar, abrirá a janela Assistente de Cadastro de Contrato de Locação, clique no botão Gravar para  avançar até Parâmetros Financeiros do Contrato, verifique se a opção Cobrar taxa bancária está marcada, caso não esteja, marque-a para que seja gerada taxa de cobrança bancária

 

#21 QUANDO VOU EFETUAR UM PAGAMENTO EM CARTEIRA, O LOCAL DE PAGAMENTO/RECEBIMENTO QUE QUERO ESCOLHER NÃO APARECE NO CAMPO.

Deve-se, primeiramente, verificar se o usuário tem permissão para efetuar pagamentos, caso o usuário tenha a devida permissão, siga os passos abaixo:

 

Clique o menu Financeiro > Locais de Recebimento / Pagamento, abrirá a janela Consulta de Locais de Recebimento / Pagamento, execute a consulta para listar todos os locais já cadastrados, certificado a inexistência do local procurado, clique no botão Novo, preencha o campo Descrição, clique no botão Incluir autorizado, abrirá a janela Pessoas, selecione o usuário cadastrado, clique no botão Enviar, logo após em Ok, na janela Cadastro de Locais de Recebimento / Pagamento clique no botão Ok.

 

#22 QUAL A MELHOR FORMA DE SE EXCLUIR UM LANÇAMENTO? É EM CONTAS A PAGAR OU EM CONSULTA DE LANÇAMENTOS?

É em Financeiro / Contas a pagar e receber, pois é neste local onde podemos visualizar todas as contas, temos mais opções de filtros, sendo proprietário, inquilino ou contas avulsas, e caso determinada conta já esteja dentro de um recibo ou PC é o local onde podemos fazer a desvinculação correspondente.

 

#24 OS VALORES DOS ALUGUÉIS ESTÃO MODIFICANDO TODOS OS MESES.

Verifique se o sistema está configurado para efetuar o reajuste anual, siga os passos abaixo:

 

Clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato desejado e clique no botão Editar, abrirá a janela Assistente de Cadastro de Contrato de Locação, clique no botão Gravar para  avançar até Parâmetros Financeiros do Contrato, verifique se no campo Período de reajuste está preenchido como Anual, caso não esteja o altere.

 

#25 MESMO DEPOIS DE RESCINDIR O CONTRATO DE ADMINISTRACAO O IMÓVEL NÃO PERMITE SER EXCLUÍDO, COMO FAÇO PRA EXCLUIR ELE?

Não é permitida a exclusão de imóveis os quais já tenham sido inseridos em algum Contrato de Administração por motivos de fins históricos do sistema. Caso necessite que determinado imóvel não seja listado em consultas de imóveis, siga os passos abaixo:

Clique no menu Imóveis > Imóveis, abrirá a janela consulta de Imóveis, execute a consulta e selecione o imóvel que deseja suspender, clique no botão Suspender Imóvel e confirme a suspensão do imóvel.

 

#26 COMO ENVIAR UM LANÇAMENTO AO INQUILINO PRA PC?

Efetuando um lançamento a um inquilino prestando contas a um proprietário.

 

Existem duas formas de realizarmos este procedimento:

01 - Clique no menu Financeiro > Lançamentos > Executar lançamentos, abrirá a janela Lançamentos, preencha o formulário, no campo Prestação de contas, marque a opção SIM.

02 - Clique no menu Financeiro > Lançamentos > Executar Lançamentos Utilizando o Assistente de Lançamento, abrirá a janela Assistente de Lançamentos, preencha os formulários, ao chegar a Página de Dados 04, no campo Repassar ao Proprietário?, marque a opção SIM.

 

#27 O IMOVEL NÃO APARECE NA RELAÇÃO DE IMOVEIS QDO ESTOU FAZENDO O CONTRATO DE LOCAÇÃO

Verifique se o imóvel está em uma das seguintes situações: Alugado, A vistoriar, Não contratado ou Devolvido / A vistoriar.

 

Caso esteja Devolvido ou A vistoriar será necessário efetuar a vistoria manual e aprova-lo

 

#28 PORQUE QUANDO DIGITO O ENDEREÇO O CEP NÃO APARECE?

Verifique se o logradouro está cadastrado com o respectivo CEP, para conferir siga os passos abaixo:

 

Clique no menu Sistema > Endereços > Logradouros, abrirá a janela Consulta de Logradouros, preencha o campo Nome do logradouro e execute a consulta.

 

#29 COMO CRIAR UM USUÁRIO?

Clique no menu Sistema > Usuários do Sistema > Consulta de Usuários, abrirá a janela Consulta de Usuários do Sistema, clique no botão Novo, abrirá a janela Cadastro de usuários, preencha o formulário, busque a pessoa que foi criada em Pessoas/Pessoas, consulte e clique em enviar OK, selecione as permissões que o usuário terá e defina o grupo, finalize clicando no botão Ok para confirmar a operação.

 

#31 PORQUE O LANÇAMENTO DE UM INQUILINO NÃO ESTÁ SENDO ACRESCENTADOS NO RECIBO?

Para que um lançamento seja incluído em determinado recibo, o seu vencimento deve estar no período do aluguel, ou seja, do primeiro ao último dia do intervalo de tempo entre um aluguel e outro determinado no contrato de locação.


#32 PARA QUE SERVE O GRUPO DE LANÇAMENTO EM GRUPO DE IMÓVEIS

Cria-se um grupo de imóveis, quando se deseja lançar um mesmo crédito ou débito a vários imóveis, ao invés de efetuar esse lançamento um a um, separadamente, basta colocar como destino o respectivo grupo e este lançamento será destinado a cada imóvel deste grupo.

 

#33 COMO CADASTRAR O LOGRADOURO DE UMA PESSOA QUE RESIDE FORA DA CIDADE LOCAL?

No cadastro de Pessoas, quando preenchido com localidade fora da comarca local, o sistema reconhece a cidade em questão e disponibiliza os campos Logradouro, Número, Bairro e CEP, para que seja preenchido manualmente.

 

#34 PORQUE O CAMPO NÚMERO DO CONTRATO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁ EM BRANCO E NÃO CRIA AUTOMATICAMENTE.

Verifique se o sistema está configurado para gerar numeração automática para contratos, siga os passos abaixo:

 

Clique no menu Sistema > Parâmetros Gerais de Configuração do Sistema, clique na guia Documentos, caso não esteja, marque a opção Numeração automática p/contratos.

 

#35 COMO VISUALIZAR AS CONTAS DO PROPRIETÁRIO DE IMOVEIS

Clique no menu Financeiro > Contas a pagar / receber, abrirá a janela consulta de Contas a Pagar/Receber, na guia Filtros Gerais, no campo Titular, clique no botão Localizar titular para conta e execute a consulta.

 

#36 COMO CADASTRAR BANCOS

Clique no menu Financeiro > Bancos, abrirá a janela Consulta de Bancos, clique no botão Novo para abrir a janela Cadastro de Bancos, preencha o formulário de Inclusão e clique no botão Ok para confirmar a operação.

 

OBS.: É recomendado acessar pessoas que tenham conhecimento no sistema! Não autorizado para iniciantes!

 

#37 COMO CADASTRAR AGENCIAS?

Clique menu Financeiro > Agências Bancárias, abrirá a janela Consulta de Agências, clique no botão Novo, preencha o formulário de Inclusão da janela Cadastro de Agências, clique no Ok para confirmar a operação.

 

#38 POSSO MODIFICAR UM CONTRATO DE LOCAÇÃO DEPOIS DE GERADOS E PAGOS ALGUNS RECIBOS?

Sim, através de uma renegociação. Porém exige cuidados nas datas, pois poderá haver pagamentos no período da renegociação impedindo o ato.

 

Para renegociar um contrato de locação, siga os passos abaixo:

Clique no menu Contratos > Contratos de locação, execute a pesquisa, selecione o contrato desejado e clique no botão Renegociar Contrato, será vinculado ao contrato de locação atual um novo contrato na situação Elaboração, selecione o novo contrato e clique no botão Editar, abrirá a janela Assistente de Cadastro de Contrato de Locação, preencha os formulários para fazer as alterações necessárias e clique no botão Gravar e Sair para confirmar a operação, logo após clique no botão Aprovar Contrato.

 

#39 QUANDO MANDO RENOVAR CONTRATOS DE LOCAÇÃO DA UMA MENSAGEM DE ERRO

Observe a mensagem do erro, poderá ser índices do contrato que está em falta em Financeiro / Cotação de Índices.

 

#40 TEM COMO EU EXCLUIR UM CONTRATO DE LOCAÇÃO?

Este procedimento somente é permitido caso o Contrato de Locação se encontre na situação Em Elaboração ou em Proposta e não tenha sido quitado nenhuma conta vinculada ao contrato.

 

Para excluir um Contrato de Locação recém criados e sem nenhuma conta quitada, siga os passos abaixo:

Clique no menu Contratos > Contratos de locação, execute a pesquisa, selecione o contrato desejado e clique no botão Excluir para concluir a operação.


#41 COMO FUNCIONAM A OPÇÃO RETEM RECIBOS DE INQUILINOS COM CONTA EM ATRASO EM GERAÇÃO DE RECIBOS?

Neste caso, o sistema fica configurado para reter os recibos em atraso, ou seja, todos os recibos serão gerados, porém a impressão não será permitida e os pagamentos só poderão ser efetuadas na administradora. 

 

#42 COMO IMPRIMIR UM PROTOCOLO DE ENTREGA DE CHAVES?

Clique no menu Imóveis > Chaves > Consulta/Movimentação, abrirá a janela Consulta de Chaves, clique no botão Entregar Chaves, abrirá a janela Cessão de chaves, preencha o formulário de acordo a sua necessidade, escolha o Nº de vias do protocolo de chaves, clique no botão Imprimir Protocolo de Chaves, logo após, no botão Ok para confirmar a operação.

 

#43 COMO CADASTRO UM TIPO DE LANÇAMENTO?

Clique no menu Financeiro > Tipos de lançamentos > Consulta de Tipos de Lançamentos,  clique no botão Novo, abrirá a janela Tipos de Lançamentos, preecha o formulário de Inclusão e clique no botão Ok para confirmar a operação.

 

#44 COMO GERAR RECIBO PRA UMA CONTA INDIVIDUAL?

Clique no menu Financeiro > Contas a pagar / receber, abrirá a janela consulta de Contas a Pagar/Receber, escolha um dos filtros para consulta, selecione a conta desejada, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Gerar Recibo de cobrança para conta selecionada

 

Obs.: Essa opção irá gerar o recibo para o banco que não entrará no recibo do mês.

 

#45 MENSAGEM DE ERRO QUANDO CADASTRO O LOGOTIPO

Verifique o formato do arquivo e sua dimensão:

Formato  Bitmap de 24 bits

Dimensão: 80x70 pixel.

 

#46 O VALOR DA ULTIMA PARCELA DE ALUGUEL ESTÁ MAIOR QUE O NORMAL O QUE OCORREU?

Observe o inicio do contrato, o mesmo teve um aluguel proporcional que irá influenciar na sua ultima parcela.

 

#47 POSSO EFETUAR UM DESCONTO DE 12 PARLEAS PARA O INQUILINO?

Sim, efetuando um lançamento de crédito a um inquilino parcelando o valor em 12 parcelas.

Existem duas formas de realizarmos este procedimento:

 

01 - Clique no menu Financeiro > Lançamentos > Executar lançamentos, abrirá a janela Lançamentos, preencha o formulário, no campo Natureza, marque a opção Crédito,selecione a quantidade de parcelas no campo Quantidade de parcelas, clique no botão Gerar lançamentos, abrirá a janela Confirmação  de Lançamento, clique no botão Confirmar para confirmar a operação.

 

02 - Clique no menu Financeiro > Lançamentos > Executar Lançamentos Utilizando o Assistente de Lançamento, abrirá a janela Assistente de Lançamentos, no formulário Página de Dados 01, no campo Você deseja gerar contas, marque a opção A pagar ao inquilino, no formulário Página de Dados 02, selecione a quantidade de parcelas no campo Quantas parcelas desse lançamento vc deseja gerar?, no formulário Visualização das Contas Após a Geração, clique no botão Efetuar Lançamento para confirmar a operação.

 

DICA: Veja se esse desconto irá refletir na prestação de contas e esse descontos entrará na declaração de imposto de renda do proprietário.

 

#48 QUERO COLOCAR O PAGAMENTO DO CLIENTE PARA O BANCO, COMO FAÇO?

Na situação do contrato Em Elaboração ou em Proposta:

Clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, selecione o contrato que deseja fazer a alteração e clique no botão Editar, abrirá a janela Assistente de Cadastro de contrato de Locação, clique no botão Gravar até o formulário Parâmetros Financeiros do Contrato, no campo Local de Pagamento marque a opção Instituição de cobrança e selecione o local através do menu suspenso, logo após clique no botão Gravar e Sair.

 

Na situação do contrato Ativo:

Selecione o Contrato de Locação desejado, clique no botão Alterar instituição de cobrança preencha o formulário e clique no botão Ok para confirmar a operação.

 

#49 COMO IMPRIMIR UMA RELAÇÃO APENAS COM OS IMÓVEIS ALGUDOS?

Clique no menu Imóveis > Imóveis, abrirá a janela Consulta de Imóveis, clique na guia por Situação, no campo Filtrar pela Situação do Imóvel marque apenas a opção Alugado, clique no botão Imprime listagem, abrirá a janela Opções do Relatório de Imóveis, marque a opções Simplificado - Modelo 1 no campo Tipo de Relatório, clique no botão Imprimir, abrirá a janela Relatório de Imóveis, clique no botão Print para concluir a operação.


#51 COMO RENOVAR UM CONTRATO DE LOCAÇÃO?

Clique no menu Contratos > Contratos de Locação, abrirá a janela Consulta de Contratos de Locação, na guia Dados Gerais, no campo Mostrar Contratos, marque a opção A renovar, será listado todos os contratos na situação de a renovar, clique no botão Renovar Contrato, abrirá a janela Renovação de Contratos, execute as alterações necessárias clicando no botão Alterar a quantidade de parcelas de aluguel para o contrato ou no botão Excluir, clique no botão confirma Renovação para confirmar a operação.

 

#52 TEM COMO DESFAZER A BAIXA DE UM PAGAMENTO?

Sim, através de um estorno de pagamento, e logo em seguida, deve-se desvincular as contas da PC ou recibo correspondente.

 

#59 QUANDO VOU ALTERAR A INSTITUIÇÃO DE COBRANÇA, NÃO APERECE NENHUM BANCO.

Deve-se neste caso cadastrar a instituição de cobrança bancária.

 

Para cadastrar uma instituição de cobrança bancária, siga os passos abaixo:

Clique no menu Financeiro > Contas Bancárias da Administradora, selecione o banco através do menu suspenso, clique no botão Novo, abrirá a janela Cadastro de Conta Corrente de Cobrança, preencha o formulário de Inclusão e clique no botão Ok para confirmar a operação.


#60 COMO EFETUAR EM UM PAGAMENTO QUE CONTENHA CONTAS ANTERIORES EM ABERTO?

Clique no menu Sistema > Parâmetro Gerais de Configurações do Sistema, clique na guia Outros e logo após na guia Configurações 3,  marque a opção Permitir baixa de parcelas atuais com parcelas anteriores em aberto, clique no Ok para confirmar a operação.

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